Washington, D.C., Estados Unidos, 26 de janeiro de 2025 (Agência AP) – O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, anunciou na quinta-feira (23) a deportação de centenas de imigrantes sem documentos e com ficha criminal para a Guatemala. A ação, realizada com aviões militares, reforça a política de endurecimento contra a imigração ilegal.
De acordo com um funcionário do Departamento de Defesa, dois aviões militares partiram em direção à Guatemala transportando os imigrantes. Autoridades locais confirmaram à Associated Press que as aeronaves aterrissaram no país centro-americano.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, publicou em suas redes sociais que os voos de deportação marcaram o início de uma mensagem clara do governo: “O presidente Trump está enviando um recado forte e direto ao mundo: se você entrar ilegalmente nos Estados Unidos, enfrentará consequências severas”. A postagem foi acompanhada de imagens que mostravam pessoas embarcando nos aviões militares.
Desde a posse de Trump em 20 de janeiro, o fortalecimento do controle de fronteiras tem sido uma das principais prioridades do governo. A administração já enviou tropas adicionais para a fronteira com o México e anunciou outras medidas rigorosas destinadas a conter o fluxo de imigração ilegal.
Especialistas alertam que a escalada dessas ações pode aumentar as tensões entre os Estados Unidos e países da América Central, enquanto organizações de direitos humanos criticam a utilização de aviões militares para deportações, alegando que a prática pode intimidar ainda mais os imigrantes.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
















