4.8 C
Kóka
quinta-feira, 13 novembro, 2025 8:33: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA apoiam Israel em proibição de agência da ONU

Governo Trump endossa lei israelense que impede atuação da UNRWA, acusada de envolvimento em ataque do Hamas.

spot_img

Washington, Estados Unidos, 30 de janeiro de 2025 (Japan Standard Time) – Reuters – O governo dos Estados Unidos, sob a administração do presidente Donald Trump, declarou apoio à nova lei de Israel que proíbe a atuação da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) no país.

Israel anunciou que a legislação entrará em vigor na quinta-feira (30). O governo israelense alega que alguns funcionários da UNRWA teriam participado dos ataques do Hamas em outubro de 2023.

O Conselho de Segurança da ONU realizou uma reunião na terça-feira (28) para discutir a iminente proibição da agência, que presta assistência a refugiados palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Durante o encontro, o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, alertou que a implementação total da legislação israelense seria “desastrosa” para a ajuda humanitária na região.

A representante adjunta dos EUA na ONU, Dorothy Shea, criticou a UNRWA, acusando-a de exagerar os impactos da decisão israelense. Segundo Shea, “sugerir que a nova lei paralisará toda a resposta humanitária é irresponsável e perigoso”. Ela também afirmou que a UNRWA “não é e nunca foi a única opção para fornecer assistência humanitária em Gaza”, reafirmando o apoio dos EUA à decisão israelense.

A declaração de Shea marca uma mudança de posição dos EUA em relação ao governo anterior de Joe Biden, que havia expressado preocupação com a implementação da medida.

Na reunião, membros permanentes do Conselho de Segurança, com exceção dos EUA, manifestaram apoio à UNRWA e defenderam a continuidade de suas operações.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img