Seul, Coreia do Sul – 8 de janeiro de 2025 – Agência Yonhap – Um tribunal de distrito sul-coreano emitiu um segundo mandado de prisão contra o presidente deposto Yoon Suk-yeol. O mandado foi autorizado após a falha na tentativa de detê-lo na semana passada. Investigadores haviam tentado entrar na residência de Yoon, mas foram impedidos por seguranças presidenciais, forçando-os a recuar. O primeiro mandado expirou na segunda-feira (6).
Yoon enfrenta acusações graves, incluindo a de ter orquestrado uma insurreição ao declarar uma ordem de lei marcial temporária quase um mês atrás, o que desencadeou uma crise política no país. Apesar da turbulência política resultante, o ex-presidente se manteve firme em sua posição, negando as acusações.
Seus apoiadores continuam a realizar manifestações em defesa de seu governo, prometendo proteger o líder deposto. Relatos locais indicam que a segurança em torno da residência de Yoon foi reforçada, o que pode dificultar ainda mais a execução de um mandado de prisão.
O chefe do órgão anticorrupção, que faz parte da equipe conjunta responsável pela detenção de Yoon, afirmou que a próxima tentativa de prender o ex-presidente será a última. Com a situação política tensa e o cenário de insegurança, as autoridades enfrentam um desafio significativo para cumprir a ordem judicial.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am