Anamizu, Ishikawa, Japão, 9 de janeiro de 2025 (NHK News) – O início do ano letivo foi marcado por emoção e resiliência na Escola Primária de Anamizu, localizada na Península de Noto, na Prefeitura de Ishikawa. Cerca de 130 alunos voltaram às aulas em um prédio provisório, após o edifício principal ser gravemente danificado no forte terremoto ocorrido no dia 1º de janeiro do ano passado.
Na manhã de hoje, os estudantes trocaram cumprimentos ao entrarem no novo prédio temporário, que substitui as salas de aula provisórias instaladas no pátio da escola desde setembro.
Durante a reunião matinal de uma turma do terceiro ano, as crianças compartilharam memórias de suas férias de inverno. Enquanto algumas relataram ter apreciado as tradicionais refeições de Ano Novo, um menino destacou que, diferente do ano anterior, quando passou o feriado em um abrigo de evacuação, este ano pôde visitar a Chinatown de Yokohama e desfrutar de um Ano Novo normal.
O professor Okuno Masataka expressou sua felicidade em ver as crianças retornarem cheias de energia.
Uma cerimônia para marcar o início do novo período letivo foi realizada no ginásio. A diretora Yoshimura Akemi lembrou aos alunos que a retomada de suas rotinas só foi possível graças ao apoio de muitas pessoas. Ela os encorajou a enfrentarem o novo semestre com gratidão e dedicação.
A reconstrução do prédio principal da escola ainda está em planejamento, e as autoridades locais garantem que os esforços continuarão para restabelecer plenamente as instalações. Enquanto isso, a comunidade de Anamizu segue unida para proporcionar às crianças um ambiente seguro e acolhedor para o aprendizado.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am