Kobe, Hyogo, Japão, 21 de janeiro de 2025, NHK News – O chefe da polícia da província de Hyogo, Murai Toshiyuki, fez uma declaração incomum para desmentir um boato amplamente disseminado nas redes sociais. Segundo ele, as informações de que o ex-membro da assembleia provincial Takeuchi Hideaki estaria sob investigação e enfrentando prisão são “totalmente infundadas”.
A declaração foi feita durante uma reunião da assembleia provincial nesta segunda-feira (20). Murai afirmou que, embora evite comentar casos específicos, foi necessário esclarecer que Takeuchi nunca foi interrogado pela polícia como suspeito e que não havia qualquer plano de prisão.
O ex-parlamentar Takeuchi Hideaki, que se suicidou no sábado (18), havia sido designado para investigar alegações de assédio moral contra o governador de Hyogo, Saito Motohiko.
O rumor foi amplificado pelo líder do Partido NHK, Tachibana Takashi, que publicou um vídeo em seu canal no YouTube alegando que Takeuchi estaria sendo interrogado voluntariamente e seria preso em breve. Embora o vídeo tenha sido removido, a informação continuou a circular nas redes sociais.
Tachibana disse à NHK nesta segunda-feira (20) que ficou chocado ao saber da morte de Takeuchi. Ele admitiu que sua afirmação era falsa e pediu desculpas publicamente.
Murai lamentou profundamente a disseminação de rumores tão evidentemente falsos nas redes sociais, destacando o impacto negativo que informações erradas podem causar. Autoridades alertam sobre a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las online.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am