Bangkok, Tailândia, 24 de janeiro de 2025 (AP) – A Tailândia se tornou o primeiro país do Sudeste Asiático a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A nova lei entrou em vigor nesta quinta-feira (23), permitindo que casais homossexuais usufruam dos mesmos direitos de casais heterossexuais, incluindo benefícios fiscais, herança e adoção.
Para comemorar este marco histórico, uma série de eventos foi organizada em todo o país, e centenas de casais se dirigiram a um famoso shopping center de Bangkok para registrar suas uniões. O governo local montou estandes especiais para o registro, e cerca de 300 casais LGBTQ+ são esperados para oficializar o casamento ao longo do dia.
Entre os recém-casados estão Prattana Sreemod e Thanawan Deeprasertkul, que estão juntos há mais de 12 anos. Para o casal, a legalização do casamento é uma conquista de grande importância, especialmente após uma experiência difícil que enfrentaram em 2014, quando Prattana sofreu um acidente de carro e foi internada na UTI. Na época, sem a legalização de seu relacionamento, Thanawan não pôde autorizar a cirurgia de emergência.
Thanawan recorda o momento com emoção: “Eu senti medo de que ela não fosse mais ficar comigo. O tratamento era urgente, mas eu não podia fazer nada”. Agora, com o casamento reconhecido legalmente, ela expressa alívio: “Agora estamos unidos como um só. A partir de hoje, em todos os aspectos de nossas vidas, podemos estar completamente envolvidos sem preocupações”.
Apesar da reputação da Tailândia de ser uma sociedade aberta à diversidade de gênero, os defensores dos direitos LGBTQ+ ressaltam que ainda há desafios pela frente para eliminar a discriminação. No entanto, a legalização do casamento é vista como um grande passo para que o país viva à altura de sua reputação como uma nação amigável à comunidade LGBTQ+.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















