Londres, Reino Unido, 9 de janeiro de 2025 – Agência Reuters – O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou que as forças russas sofreram cerca de 430.000 baixas em sua invasão à Ucrânia em 2024, um aumento significativo em relação ao ano anterior. O relatório, baseado em informações fornecidas pelo exército ucraniano, revela que 429.660 militares russos foram mortos ou feridos no último ano, um número consideravelmente superior às mais de 250.000 baixas registradas em 2023.
O aumento nas baixas russas ocorre em um contexto de intensificação do conflito, com o lado ucraniano também enfrentando desafios no recrutamento e na manutenção de suas forças. Mykhailo Drapatyi, comandante das forças terrestres ucranianas, comentou na segunda-feira (6) sobre uma investigação de mídia que revelou que mais de 1.700 soldados haviam desertado de uma brigada recentemente estabelecida. Drapatyi reconheceu o problema da deserção, classificando-o como “uma lição negativa” e apontando dificuldades no recrutamento, treinamento e, em parte, no comando das unidades.
Drapatyi também mencionou que a falta de experiência prática em operações de combate e o “medo” dos soldados foram fatores que contribuíram para o abandono não autorizado das unidades.
Em outro cenário, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que espera pôr fim à guerra na Ucrânia dentro de seis meses. Trump fez a afirmação em uma coletiva de imprensa na Flórida, onde disse: “Espero que isso aconteça antes de seis meses.” Trump já havia sugerido anteriormente que conseguiria encerrar o conflito em até 24 horas, caso fosse necessário.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am