Mae Sot, Tailândia, 11 de janeiro de 2025, NHK – Um ator chinês que havia desaparecido na semana passada nas proximidades da fronteira entre Tailândia e Mianmar foi resgatado pela polícia tailandesa. Autoridades locais informaram nesta terça-feira (7) que Wang Xing foi encontrado em Mianmar, onde acredita-se que tenha sido levado por traficantes humanos.
Wang explicou que foi atraído por indivíduos chineses para uma falsa oferta de trabalho na Tailândia. No entanto, ao chegar ao país, ele foi levado de barco até Mianmar, onde foi forçado a treinar como parte de uma rede de estelionatários, junto com outras pessoas. O ator, que foi mantido em uma região remota de Mianmar, relatou que foi obrigado a participar de esquemas fraudulentos, comuns na área de fronteira, onde operações de golpes pela internet e telefone se proliferam.
A polícia de Mianmar e da Tailândia agora intensificaram as investigações para desvendar redes de tráfico humano na região, particularmente nas áreas de fronteira, que se tornaram um foco de atividades criminosas. O caso de Wang Xing é apenas o mais recente em uma série de incidentes envolvendo cidadãos estrangeiros sequestrados para trabalhar em fraudes transnacionais.
As autoridades tailandesas também investigam outros casos, incluindo o desaparecimento de uma modelo chinesa em dezembro, que viajou para a Tailândia com o intuito de participar de uma filmagem, e o sumiço de uma jovem chinesa em Bangkok no início deste mês.
O resgate de Wang Xing traz à tona a crescente preocupação com o tráfico humano na região, destacando a vulnerabilidade de estrangeiros atraídos por promessas de trabalho e oportunidades na Ásia.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am