Tóquio, Japão, 11 de janeiro de 2025, NHK – O embaixador dos Estados Unidos no Japão, Rahm Emanuel, afirmou em uma coletiva de imprensa que a aliança entre os dois países está “mais forte e preparada” após seus três anos de mandato. Emanuel deixará o cargo ainda este mês, com a saída do presidente Joe Biden da Casa Branca.
Em sua avaliação, Emanuel destacou os esforços conjuntos para reorganizar as funções de comando das Forças de Autodefesa do Japão e do Exército dos Estados Unidos, aprimorando a coordenação e o controle operacional. “Ambos os aparatos de segurança estão mudando as bases arquitetônicas da aliança para colaborar e coordenar melhor”, afirmou.
O embaixador também ressaltou a importância da estrutura trilateral entre Japão, EUA e Coreia do Sul, além da colaboração com as Filipinas, que foi reforçada durante seu período no cargo. Segundo ele, essas parcerias são essenciais para enfrentar ameaças globais, como as representadas por China e Rússia.
Ao ser questionado sobre os possíveis rumos que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, poderá tomar, Emanuel optou por não comentar diretamente. No entanto, ele afirmou que a aliança EUA-Japão é “mais profunda e forte do que qualquer transação econômica ou comercial isolada”, ao abordar a ordem de Biden que bloqueou a aquisição da U.S. Steel pela empresa japonesa Nippon Steel.
Emanuel concluiu enfatizando a necessidade de continuar fortalecendo a cooperação entre os aliados para manter a segurança e estabilidade na região.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am