20.4 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 7:49: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Vietnã busca diversificar fornecedores de armamentos

Exposição internacional de defesa em Hanói atrai empresas de diversos países.

Hanoí, Vietnã, 20 de dezembro de 2024 (NHK) – O Vietnã está promovendo uma exposição internacional de defesa em Hanói, reunindo mais de 200 empresas e organizações de diversos países, como Estados Unidos e Japão. Este evento marca a segunda edição da feira, realizada desde 2022, quando o Ministério da Defesa do Vietnã organizou a primeira exposição do gênero.

Durante o evento, há uma atenção crescente à diversificação de fornecedores de equipamentos militares. O Vietnã tem uma longa história de relações com a Rússia, que tem sido um fornecedor chave de armamentos desde a era da Guerra Fria. No entanto, com a prolongada invasão da Ucrânia, alguns especialistas no Vietnã estão preocupados com a estabilidade no fornecimento de armamentos russos, levando o país a considerar outras opções.

Em uma demonstração do estreitamento de laços com os EUA, o embaixador americano no Vietnã, Marc Knapper, afirmou na quinta-feira (19) que os Estados Unidos buscam aprofundar sua amizade e ampliar a cooperação com o Vietnã, especialmente no setor de defesa.

Além disso, pela primeira vez, empresas chinesas participaram da exposição. De acordo com Nguyen Khac Giang, especialista em política do Vietnã, Pequim tenta equilibrar a influência dos EUA e Japão na região, dado o desacordo com Hanói sobre as fronteiras no Mar do Sul da China.

O cenário levanta questões sobre como Hanoi avançará em suas relações de cooperação, buscando equilibrar os interesses de diferentes potências enquanto diversifica suas fontes de equipamentos militares.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img