Hanoí, Vietnã, 20 de dezembro de 2024 (NHK) – O Vietnã está promovendo uma exposição internacional de defesa em Hanói, reunindo mais de 200 empresas e organizações de diversos países, como Estados Unidos e Japão. Este evento marca a segunda edição da feira, realizada desde 2022, quando o Ministério da Defesa do Vietnã organizou a primeira exposição do gênero.
Durante o evento, há uma atenção crescente à diversificação de fornecedores de equipamentos militares. O Vietnã tem uma longa história de relações com a Rússia, que tem sido um fornecedor chave de armamentos desde a era da Guerra Fria. No entanto, com a prolongada invasão da Ucrânia, alguns especialistas no Vietnã estão preocupados com a estabilidade no fornecimento de armamentos russos, levando o país a considerar outras opções.
Em uma demonstração do estreitamento de laços com os EUA, o embaixador americano no Vietnã, Marc Knapper, afirmou na quinta-feira (19) que os Estados Unidos buscam aprofundar sua amizade e ampliar a cooperação com o Vietnã, especialmente no setor de defesa.
Além disso, pela primeira vez, empresas chinesas participaram da exposição. De acordo com Nguyen Khac Giang, especialista em política do Vietnã, Pequim tenta equilibrar a influência dos EUA e Japão na região, dado o desacordo com Hanói sobre as fronteiras no Mar do Sul da China.
O cenário levanta questões sobre como Hanoi avançará em suas relações de cooperação, buscando equilibrar os interesses de diferentes potências enquanto diversifica suas fontes de equipamentos militares.
- TEPCO registra prejuízo bilionário com desativação da usina nuclear de Fukushima - 1 de agosto de 2025 6:41 am
- Dois chineses são agredidos por grupo em Tokyo - 1 de agosto de 2025 6:36 am
- Chuvas em Pequim deixam 44 mortos e 9 desaparecidos - 1 de agosto de 2025 6:30 am