Washington, Estados Unidos, 22 de dezembro de 2024 (Associated Press) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas sobre as importações da União Europeia (UE) caso o bloco não aumente as compras de petróleo e gás natural dos Estados Unidos.
Em uma publicação nas redes sociais na sexta-feira (20), Trump afirmou: “Eu disse à União Europeia que ela deve compensar seu enorme déficit com os Estados Unidos por meio da compra em grande escala de nosso petróleo e gás”. E completou, “senão, tarifas, de ponta a ponta.”
A declaração de Trump é vista como uma forma de pressionar a UE antes de sua posse como presidente, prevista para janeiro. Trump tem afirmado que o déficit comercial dos EUA com a União Europeia é um problema que precisa ser resolvido.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou que teve conversas telefônicas com Trump em novembro, nas quais discutiram a importação de gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos. Ela indicou que a UE poderia considerar substituir as importações de GNL da Rússia por gás americano.
A mensagem de Trump sinaliza sua intenção de usar os recursos energéticos dos EUA como uma alavanca para influenciar países com os quais os Estados Unidos possuem déficits comerciais.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am