Akita, Japão, 31 de dezembro de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Após 12 horas de paralisação devido a uma falha elétrica, o trem-bala Komachi No. 43 voltou a operar normalmente nesta manhã, conforme informado pela companhia East Japan Railway (JR East). O incidente ocorreu na noite de domingo (29) na província de Akita, no nordeste do Japão, e afetou mais de 3.600 passageiros.
O trem, que transportava cerca de 260 pessoas, parou por volta das 22h35 devido à interrupção no fornecimento de energia e aquecimento. A JR East mobilizou táxis para levar os passageiros a estações locais. Não foram registrados problemas de saúde entre os viajantes.
Um dos passageiros relatou a dificuldade enfrentada: “O aquecedor funcionou no início, mas depois ficou frio. Os banheiros estavam inutilizáveis. É a primeira vez que passo por algo assim e estou surpreso.”
Outro trem-bala, o Komachi No. 45, também parou na província de Akita, mas não sofreu interrupção elétrica ou de aquecimento. Os passageiros permaneceram a bordo até o restabelecimento do serviço.
A falha causou o cancelamento de 14 trens, impactando o tráfego em uma temporada de alta demanda. No entanto, a operadora confirmou que todos os serviços de Shinkansen foram retomados às 10h30 de hoje e estão funcionando normalmente.
A JR East está investigando a causa da falha para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer em um dos meios de transporte mais confiáveis do país.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am