Seul, Coreia do Sul, 25 de dezembro de 2024 (NHK) — O templo Busuksa, localizado no centro da Coreia do Sul, anunciou que devolverá uma estátua budista roubada do templo Kannonji, situado na ilha de Tsushima, na província de Nagasaki, Japão. A devolução está programada para ocorrer após uma cerimônia memorial no próximo ano.
A estátua, considerada um bem cultural tangível no Japão, foi furtada em 2012 por ladrões que a levaram para a Coreia do Sul com a intenção de vendê-la. Posteriormente, foi recuperada pelas autoridades sul-coreanas. O templo Busuksa reivindicou a propriedade da peça, argumentando que ela havia sido saqueada por piratas japoneses há séculos, e entrou com uma ação judicial para manter a posse.
Em outubro do ano passado, no entanto, a Suprema Corte da Coreia do Sul decidiu que a estátua pertence ao templo japonês Kannonji. Atualmente, ela está sob a custódia do governo sul-coreano.
Representantes do templo Busuksa afirmaram que o templo Kannonji concordou em permitir que a estátua seja temporariamente transferida para o local coreano, onde rituais religiosos serão realizados já em março. Um documento garantindo a devolução da estátua foi entregue ao templo japonês.
Se a devolução for concluída, será a primeira vez em 13 anos que o templo Kannonji terá a estátua de volta em suas instalações. A expectativa é que o retorno simbolize um gesto de reconciliação cultural entre os dois países.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am