Tóquio, Japão – 25 de dezembro de 2024 (Agência de Comércio Exterior do Japão) – A Agência de Comércio Exterior do Japão (JETRO) divulgou que a implementação das tarifas comerciais propostas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pode resultar em uma redução de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) global.
Trump anunciou planos de impor tarifas de 25% sobre importações do México e Canadá, caso esses países não intensifiquem seus esforços para conter o tráfico de drogas e a imigração ilegal para os EUA. Além disso, o presidente eleito pretende aplicar uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses.
Segundo Isono Ikumo, vice-chefe de pesquisa no Instituto de Economias em Desenvolvimento da JETRO, as tarifas podem gerar quedas significativas no PIB de países diretamente afetados: 3,8% no México, 1,2% no Canadá e 0,3% na China. A redução seria impulsionada pela diminuição nas exportações de setores como automotivo, processamento de alimentos, eletrônicos e equipamentos elétricos.
Curiosamente, o Japão pode se beneficiar das medidas. Isono projeta um aumento de 0,2% no PIB japonês devido à provável elevação das exportações relacionadas ao setor automotivo para os Estados Unidos. Contudo, ele alerta que empresas japonesas com operações no México e no Canadá também podem enfrentar desafios significativos devido às tarifas.
O pesquisador destacou ainda que o panorama para a economia global é preocupante, com impactos que podem se estender além dos países diretamente visados, afetando cadeias de suprimentos e a estabilidade econômica mundial.
A comunidade internacional está atenta às decisões que Trump tomará ao assumir o cargo em janeiro, pois suas políticas comerciais podem redefinir o equilíbrio econômico global nos próximos anos.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am