Seul, Coreia do Sul, 28 de dezembro de 2024 (Yonhap News) — Um soldado norte-coreano, que lutava ao lado das forças russas, morreu após ser capturado pelas forças ucranianas. A confirmação foi dada pela Agência Nacional de Inteligência da Coreia do Sul na sexta-feira (29), que revelou que o soldado, capturado vivo em 26 de dezembro, faleceu devido ao agravamento de seus ferimentos.
A agência sul-coreana informou que a informação foi fornecida por uma organização de inteligência de uma “nação amiga”. De acordo com relatos da mídia ucraniana, o soldado foi capturado na região de Kursk, na Rússia, onde as forças ucranianas realizam ataques transfronteiriços.
Estima-se que cerca de 11.000 militares norte-coreanos estejam atuando ao lado das tropas russas na região de Kursk, e este é o primeiro caso registrado de captura de um soldado norte-coreano envolvido diretamente em combates na Ucrânia.
A morte do soldado levanta questões sobre o envolvimento crescente da Coreia do Norte no conflito, com relatos indicando o envio de pessoal militar para apoiar a Rússia em sua guerra contra a Ucrânia.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am