Tóquio, Japão, 3 de dezembro de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Tanaka Terumi, copresidente do Nihon Hidankyo, organização japonesa de sobreviventes da bomba atômica, declarou estar pronto para seu discurso na cerimônia do Prêmio Nobel da Paz, que ocorrerá em 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega.
Durante uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio nesta segunda-feira (2), Tanaka revelou que sua mensagem será um apelo global pela eliminação das armas nucleares. Ele afirmou que espera que o reconhecimento do prêmio inspire as pessoas a agir e contribua para um movimento significativo em prol da paz mundial.
Tanaka compartilhou que esteve profundamente envolvido na redação de seu discurso, chegando a sonhar com ele durante o processo de criação. O objetivo, segundo ele, é detalhar os danos concretos que uma bomba nuclear causa, indo além do termo “desumano”, para que as pessoas compreendam plenamente as consequências devastadoras desse tipo de arma.
A delegação do Nihon Hidankyo embarcará para a Noruega no próximo domingo (8). Além de participar da cerimônia, os membros irão se envolver em eventos paralelos e compartilhar suas experiências com jovens, reforçando a importância da memória histórica para prevenir futuras tragédias.
O Nobel da Paz deste ano reconhece os esforços incansáveis do Nihon Hidankyo na luta contra as armas nucleares e em prol de um mundo mais seguro e livre de ameaças atômicas.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am