Tóquio, Japão, 3 de dezembro de 2024, NHK – Forças anti-governo na Síria estão ganhando terreno e capturaram a segunda maior cidade do país, Aleppo. O presidente Bashar al-Assad agora contra-ataca com a ajuda da Rússia e a promessa de assistência do Irã.
Os rebeldes teriam assumido o controle do aeroporto internacional de Aleppo e estão se aproximando da estratégica província central de Hama.
Imagens obtidas pela NHK, supostamente de Aleppo no sábado (30), mostram ruas vazias e lojas fechadas. As pessoas que as filmaram dizem ter retornado à cidade vindas de outras áreas controladas pelos rebeldes.
As forças do governo sírio tentam deter o avanço realizando ataques aéreos em conjunto com as forças russas.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, prometeu seu apoio. Ele disse ter falado com Assad por telefone na segunda-feira (2) e expressou “a prontidão de Teerã para oferecer qualquer ajuda ao governo de Damasco para resolver a crise em curso”.
Há relatos de que as forças governamentais podem em breve receber essa ajuda. Pelo menos 300 combatentes de milícias apoiadas pelo Irã no Iraque teriam cruzado a fronteira para a Síria.
O avanço dos rebeldes representa um revés significativo para o regime de Assad, que havia recuperado o controle de Aleppo em 2016. A situação em rápida evolução ameaça desestabilizar ainda mais a região, com potenciais implicações para o equilíbrio de poder no Oriente Médio.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am