Damasco, Síria, 3 de dezembro de 2024 (Observatório Sírio para Direitos Humanos) – Forças rebeldes contrárias ao governo sírio intensificaram uma ofensiva na região central do país, conquistando grande parte de Aleppo, ao norte, em uma escalada do conflito que já dura anos.
De acordo com o Observatório Sírio para Direitos Humanos, os rebeldes lançaram uma ofensiva massiva na quarta-feira (27) contra áreas controladas pelo governo do presidente Bashar al-Assad. Além de Aleppo, as forças insurgentes capturaram assentamentos na província central de Hama, ponto estratégico por ser um importante centro de transporte que conecta à capital, Damasco.
Em resposta, aviões de guerra sírios, em parceria com forças russas, realizaram ataques aéreos no domingo (1º) sobre regiões tomadas pelos rebeldes em Aleppo e Hama, informou uma agência estatal síria.
Enquanto o conflito se intensifica, o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, comentou à CNN que o governo americano não se surpreendeu com a ofensiva rebelde. “Era esperado que esses grupos aproveitassem a fragilidade de seus adversários, como Irã, Rússia e Hezbollah, que enfrentam dificuldades em outras frentes,” afirmou.
O Observatório relatou que o número de mortos, incluindo civis e combatentes de ambos os lados, ultrapassou 440 desde o início da ofensiva. O aumento das hostilidades agrava a situação humanitária em uma guerra que já devastou o país e deslocou milhões de pessoas.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am