Parlamento sul-coreano aprova investigação contra presidente Yoon

Projeto cria conselho especial para investigar declaração de lei marcial feita pelo presidente na semana passada.

0

Seul, Coreia do Sul, 11 de dezembro de 2024 – Agência Yonhap – A Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou, na última terça-feira (10), um projeto de lei que estabelece a criação de um conselho especial para investigar o presidente Yoon Suk-yeol. A investigação será centrada em sua recente declaração de lei marcial de emergência, que teve curta duração na semana passada.

O conselho especial terá independência total das autoridades policiais e da promotoria pública para conduzir o caso. Entre os alvos da investigação estão o próprio presidente, o ex-ministro da Defesa Kim Yong-hyun e outros funcionários governamentais envolvidos.

Segundo o projeto, uma comissão parlamentar será responsável por nomear os candidatos ao cargo de conselheiro especial, cabendo ao presidente Yoon a escolha final do nome. No entanto, a legislação impede que o presidente exerça seu direito de veto sobre a criação do conselho, embora ele possa adiar sua nomeação.

A declaração de lei marcial, ainda pouco detalhada, gerou polêmica e críticas no cenário político sul-coreano, com opositores classificando a medida como um abuso de poder. O presidente Yoon não se manifestou publicamente sobre a aprovação do projeto de investigação.

A decisão do parlamento sul-coreano reflete a crescente tensão entre o governo de Yoon e a oposição, além de acender um debate mais amplo sobre a transparência e os limites do poder presidencial no país.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.