Londres, Inglaterra, 2 de dezembro de 2024 (BBC) – A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou, na última sexta-feira (30), um projeto de lei que visa legalizar a morte assistida no país. O projeto foi aprovado por 330 votos a 275, um passo significativo para a possível legalização dessa prática em terras britânicas.
Apesar da aprovação inicial, o projeto ainda passará por uma segunda votação na Câmara dos Comuns e por um debate na Câmara dos Lordes, antes de se tornar lei. Se aprovado, o projeto permitirá que residentes da Inglaterra e País de Gales, com expectativa de vida inferior a seis meses, busquem assistência médica para terminar suas vidas.
Para que a morte assistida seja autorizada, a decisão precisará ser aprovada por dois médicos independentes e por um juiz do Tribunal Superior.
A proposta marca um contraste com uma votação similar rejeitada em 2015, mas reflete uma mudança de opinião significativa, já que, segundo uma pesquisa recente, mais de 70% dos britânicos apoiam a morte assistida, em princípio.
Países como Canadá, Suíça e Espanha já legalizaram a prática, e alguns estados dos Estados Unidos também seguem esse caminho. Outras nações ainda estão debatendo o tema.
Críticos da morte assistida alertam para os riscos enfrentados por idosos e pessoas com deficiência, que poderiam sentir-se pressionados a escolher a morte para não serem um fardo para outros.
- Festival Awa Odori reúne grande público no oeste do Japão - 11 de agosto de 2025 3:59 am
- Japão propõe nova zona econômica entre Índia e África - 11 de agosto de 2025 3:47 am
- Alerta Máximo de Chuvas Fortes em Kumamoto - 11 de agosto de 2025 2:46 am