Nova York, Estados Unidos, 20 de dezembro de 2024 (Associated Press) – Membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas criticaram fortemente a cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte durante uma reunião de emergência realizada na quarta-feira (18). As acusações incluem o envio de tropas norte-coreanas para apoiar a invasão russa na Ucrânia.
O embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, denunciou o deslocamento de soldados norte-coreanos para integrar os ataques russos contra forças ucranianas, além do fornecimento de mais de 100 mísseis balísticos por Pyongyang à Rússia. Segundo Kyslytsya, essas armas têm sido usadas em ataques maciços contra a infraestrutura energética da Ucrânia.
A embaixadora dos Estados Unidos, Linda Thomas-Greenfield, alertou que quanto mais a Rússia depender do apoio da Coreia do Norte, mais Pyongyang exigirá em troca, intensificando as ameaças à paz e à segurança globais.
O embaixador do Japão, Yamazaki Kazuyuki, classificou a cooperação entre os dois países como ilegal e destacou que um membro responsável do Conselho de Segurança não pode permanecer inerte diante da situação.
Por outro lado, os representantes da Rússia e da Coreia do Norte defenderam que a colaboração entre seus países está em conformidade com o direito internacional e visa contribuir para a paz e a segurança globais. Eles também acusaram os países ocidentais de prolongarem o conflito ao oferecer apoio militar à Ucrânia.
O embaixador da Coreia do Sul, Hwang Joon-kook, fez um apelo para que a comunidade internacional se mantenha vigilante em relação aos lançamentos de mísseis balísticos norte-coreanos e à possibilidade de um sétimo teste nuclear por Pyongyang. Hwang destacou que a Coreia do Norte tem histórico de ações provocativas durante transições presidenciais nos Estados Unidos, buscando chamar atenção e estabelecer uma base para negociações diretas com a nova administração.
- Casal imperial do Japão visitará ilha de Ioto em homenagem às vítimas - 22 de março de 2025 8:27 am
- Aeroporto de Narita registra recorde de turistas estrangeiros - 22 de março de 2025 8:05 am
- Taiwan anuncia aumento de auxílio para militares - 22 de março de 2025 7:52 am