Yangon, Myanmar, 14 de dezembro de 2024 – Mizzima News – O Banco Mundial prevê que o PIB de Myanmar encolherá 1% neste ano fiscal, que termina em março de 2025. Essa é uma revisão para baixo em relação à projeção anterior de um crescimento modesto. O banco afirma que o conflito contínuo e os desastres naturais no país têm impactado severamente a economia.
O relatório do banco, divulgado na quarta-feira (11), indica que a inflação deve permanecer em 26% em termos de média anual, um aumento de 8 pontos em comparação com o relatório anterior de junho. A projeção é de que a inflação alcance 30% no próximo ano fiscal.
Desde que a junta assumiu o poder há quase quatro anos, o exército de Myanmar tem enfrentado forças pró-democracia e grupos étnicos armados minoritários.
O relatório aponta que o conflito prolongado afetou a produção e as cadeias de suprimentos, desvalorizando a moeda e fazendo os preços dispararem.
Também menciona enchentes generalizadas causadas pelo Tufão Yagi, que danificaram infraestruturas e prejudicaram a manufatura. Mais de um terço de todas as empresas e mais da metade das empresas agrícolas relataram perdas devido à tempestade em setembro.
Melinda Good, diretora do Banco Mundial para Tailândia e Myanmar, descreveu a tarefa de apoiar os esforços de recuperação para ajudar as pessoas mais vulneráveis de Myanmar como “urgente e crítica”.
- EUA condenam uso de míssil balístico russo na ONU - 13 de janeiro de 2026 11:03 pm
- Khamenei alerta EUA enquanto protestos no Irã ultrapassam 640 mortos - 13 de janeiro de 2026 10:53 pm
- Equipe multilateral alerta para ameaça cibernética da Coreia do Norte - 13 de janeiro de 2026 10:05 pm
















