Tóquio, Japão, 25 de dezembro de 2024 (NHK) — O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Iwaya Takeshi, anunciou nesta terça-feira (24) que viajará a Pequim na quarta-feira (25) para realizar sua primeira reunião presencial com o ministro chinês, Wang Yi.
Este encontro marcará a primeira visita de um ministro japonês à China desde abril do ano passado. Iwaya destacou que existem diversos desafios e questões pendentes entre os dois países e ressaltou que Japão e China têm uma responsabilidade significativa pela paz e prosperidade da região e da comunidade internacional.
O ministro japonês expressou a esperança de ter discussões abertas e profundas com Wang Yi. Durante a visita, Iwaya também participará do Diálogo de Alto Nível sobre Intercâmbios Pessoais e Culturais Japão-China, que ocorrerá pela primeira vez em cinco anos. A Ministra da Cultura do Japão, Abe Toshiko, também estará presente e discutirá com a parte chinesa formas de promover os intercâmbios culturais entre os dois países.
Por sua vez, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, também confirmou o encontro, enfatizando o desejo de Pequim de fortalecer o diálogo e a comunicação com o Japão, visando uma cooperação prática mais profunda, controle adequado das diferenças e promoção plena das relações estratégicas recíprocas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















