Idlib, Síria, 18 de dezembro de 2024 (JST) – Agência AFP – O líder do governo interino da Síria, Abu Mohammed al-Golani, reafirmou seu compromisso com a reconciliação nacional ao se reunir com representantes da minoria muçulmana drusa, em um sinal claro de que está buscando unir diferentes facções no país. A reunião, realizada na terça-feira (17), foi destacada nas redes sociais pela Hayat Tahrir al-Sham (HTS), grupo que al-Golani lidera.
Durante o encontro, al-Golani enfatizou que a Síria deve permanecer unida, apelando para a criação de um contrato social entre o Estado e todas as seitas religiosas, com o objetivo de garantir justiça social para todos os grupos. Este movimento ocorre em meio a esforços do HTS, que assumiu o governo interino da Síria após derrotar o regime autoritário de Bashar al-Assad.
A comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos e as Nações Unidas, tem pressionado o HTS para que construa um novo país, respeitando os direitos das minorias. O grupo, no entanto, continua sendo designado como organização terrorista pelos EUA e pela ONU.
Além disso, al-Golani afirmou que todas as facções armadas serão dissolvidas e seus combatentes serão preparados para integrar o ministério da Defesa do país. O governo interino também exigiu que os soldados do regime anterior de Assad se entreguem, como parte dos esforços de pacificação e reconstrução nacional.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am