Tóquio, Japão, 5 de dezembro de 2024, Kyodo News – O Partido Democrático do Povo (DPFP), oposição japonesa, decidiu suspender seu líder, Tamaki Yuichiro, de seu cargo por três meses a partir desta quarta-feira (4).
A decisão foi tomada em uma reunião dos parlamentares do partido nas duas câmaras da Dieta japonesa. A suspensão ocorre após Tamaki admitir, no mês passado, um caso extraconjugal relatado pela mídia.
O comitê de ética do partido, composto por três legisladores, analisou se as ações de Tamaki violaram as regras éticas da agremiação. Com base nas conclusões do comitê, o secretário-geral do partido, Shimba Kazuya, propôs a suspensão de três meses.
Shimba declarou que as ações de Tamaki contrariam a ética política e prejudicaram a honra do partido e a confiança pública. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião.
Durante o período de suspensão, o presidente interino e membro da Câmara Baixa, Furukawa Motohisa, assumirá as funções de liderança. Espera-se que Tamaki retorne ao cargo de líder do partido após o período de três meses, a partir de 4 de março ou posteriormente.
A suspensão de Tamaki ocorre em um momento delicado para o DPFP, que recentemente ganhou influência no cenário político japonês, quadruplicando suas cadeiras na Câmara dos Representantes nas eleições gerais de outubro.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am