Kiev, Ucrânia, 4 de dezembro de 2024, Agência Kyodo – O Japão forneceu à Ucrânia equipamentos de reabilitação e veículos adaptados para apoiar idosos e pessoas com deficiência afetados pela guerra. Os itens serão entregues a 11 instalações na região de Kiev através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Uma cerimônia de entrega foi realizada na capital ucraniana na terça-feira (3).
Os equipamentos de reabilitação utilizam corrente elétrica para ajudar pacientes a recuperar força muscular ou aliviar dores. Entre os usuários estarão pessoas com funções motoras comprometidas. Estima-se que mais de 300.000 militares e civis na Ucrânia tenham adquirido alguma deficiência desde o início da invasão russa.
O agravamento das condições de vida para pessoas com deficiência tornou-se um grande desafio, já que a escassez orçamentária impediu as autoridades de substituir equipamentos médicos antigos. Na região de Kiev, o número de pessoas com deficiência aumentou em 14.000 desde o início da invasão, incluindo evacuados de regiões próximas às linhas de frente.
O governador da região, Ruslan Kravchenko, expressou gratidão pelo apoio do governo e do povo japonês, afirmando que o ambiente de vida das pessoas com deficiência melhorará significativamente. O embaixador japonês na Ucrânia, Masashi Nakagome, declarou que o Japão continuará fornecendo assistência para permitir a rápida reabilitação de soldados e civis feridos, reduzindo as dificuldades que enfrentam em sua vida diária.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















