Tel Aviv, Israel, 6 de dezembro de 2024 (Axios) – Israel enviou uma nova proposta a Hamas visando um cessar-fogo temporário e a libertação de alguns reféns que o grupo islâmico mantém em Gaza. Segundo o site Axios, as negociações entre as duas partes estão paralisadas há meses, e o número de mortos em Gaza já chegou a 44.000 desde o início da ofensiva israelense, mais de um ano atrás, após o ataque surpresa de Hamas.
A proposta foi apresentada por representantes israelenses a oficiais de inteligência egípcios na quarta-feira (5), e em seguida, esses oficiais apresentaram o conteúdo do acordo a Hamas em Cairo. O governo de Israel indicou sua disposição de negociar um cessar-fogo de 42 a 60 dias, caso Hamas libere todas as mulheres reféns, os homens com mais de 50 anos e aqueles com condições de saúde graves.
O governo de Israel espera que a pressão do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que pediu a libertação de todos os reféns, ajude a reiniciar as negociações. Trump também ameaçou retaliações contra aqueles responsáveis pela manutenção dos reféns, incluindo cidadãos americanos.
No entanto, a campanha militar de Israel em Gaza segue sem interrupção, e ainda não está claro como Hamas reagirá à proposta. O grupo continua exigindo um cessar-fogo total.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

