Hiroshima, Japão, 19 de dezembro de 2024 (Japan Standard Time) – O co-presidente da Nihon Hidankyo, organização que representa os sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, visitou o Parque Memorial da Paz de Hiroshima para relatar a conquista do Nobel da Paz deste ano. A organização foi laureada com o prêmio na semana passada, em uma cerimônia realizada na Noruega.
Nesta quarta-feira (19), o co-presidente Mimaki Toshiyuki, o membro do conselho Tanaka Satoshi e a estudante do ensino médio Kai Natsuki, que participou da cerimônia de premiação como embaixadora da paz, visitaram o Cenotáfio das Vítimas da Bomba Atômica, no parque. Eles depositaram flores no local e compartilharam a notícia da vitória do Nobel, enquanto faziam uma oração pelas vítimas.
Mimaki expressou que, ao marcar 80 anos do lançamento das bombas atômicas em 1945, a vitória do prêmio deve servir para inspirar as pessoas em todo o mundo a refletirem sobre a importância da paz. Kai, cuja bisavó e bisavô foram expostos à radiação da bomba, mencionou a intenção de passar adiante os pensamentos e o legado dos sobreviventes às novas gerações.
A visita e o prêmio Nobel reforçam o compromisso da Nihon Hidankyo em preservar a memória das atrocidades da guerra e promover um futuro de paz e compreensão.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am