Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, 22 de dezembro de 2024 (Associated Press) – Trabalhadores da Starbucks e da Amazon iniciaram greves em várias localidades dos Estados Unidos em meio a disputas salariais e demandas por melhores condições de trabalho às vésperas do Natal.
Na sexta-feira (20), cerca de 30 manifestantes, incluindo funcionários da Starbucks, protestaram em frente a uma loja em Burbank, próxima a Los Angeles. Eles seguravam cartazes com mensagens como “Sem contrato, sem café”.
O sindicato que representa mais de 10 mil funcionários de mais de 500 lojas da Starbucks no país afirmou que a greve continuará até terça-feira (24). A categoria exige aumento salarial e solução para acusações de práticas trabalhistas injustas. Manifestações semelhantes ocorreram em Chicago e Seattle, onde fica a sede da Starbucks.
Um funcionário da unidade de Burbank declarou que a greve está crescendo a cada dia e que espera uma mobilização nacional até terça-feira.
Simultaneamente, motoristas que entregam mercadorias para a Amazon também entraram em greve na quinta-feira (19), pedindo salários mais altos. Na sexta-feira (20), protestos foram realizados em sete centros de distribuição no estado de Nova York e em outras regiões do país. Os motoristas fazem parte de um sindicato ligado ao setor logístico.
Especialistas citados pela Associated Press sugerem que os trabalhadores buscam avanços antes da posse do presidente eleito Donald Trump, prevista para janeiro. Eles alertam que a futura administração republicana pode adotar uma postura menos favorável aos sindicatos em comparação com o atual governo democrata.
As greves, que já mobilizaram milhares de trabalhadores, refletem tensões crescentes nas relações trabalhistas e pressionam grandes empresas a negociar com seus funcionários.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am