28 C
Kóka
sábado, 2 agosto, 2025 3:05: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Enviado da ONU pede fim rápido das sanções econômicas à Síria

Geir Pedersen destaca a necessidade de reconstrução inclusiva no país após queda do regime Assad.

Damasco, Síria, 16 de dezembro de 2024 (NHK) – O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Geir Pedersen, defendeu no domingo (15) o fim das sanções econômicas impostas por países ocidentais e outros à Síria. A declaração foi feita durante sua visita a Damasco, em meio ao aumento do envolvimento da comunidade internacional no país.

Pedersen enfatizou a importância de um processo político liderado pelos próprios sírios e que inclua todas as etnias e minorias. “Precisamos dar início a um processo político que seja inclusivo para todos os sírios”, afirmou em entrevista.

A declaração ocorre pouco mais de uma semana após a queda do regime de Bashar al-Assad, em 8 de dezembro, após a tomada do poder pelo grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS). O grupo, designado como organização terrorista pelos Estados Unidos, ONU e outros, liderou a formação de um governo interino na Síria.

O enviado especial reforçou a urgência em aliviar as sanções econômicas para permitir a reconstrução do país. “Esperamos ver um fim rápido às sanções, para que possamos realmente nos concentrar em reconstruir a Síria”, afirmou Pedersen.

Após a queda do regime, sinais de normalidade começam a surgir em algumas regiões do país, com escolas reabrindo e famílias retomando suas rotinas. Pedersen acredita que o fim das sanções é crucial para acelerar o retorno à estabilidade e promover o desenvolvimento de uma Síria inclusiva e democrática.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img