Tóquio, Japão, 4 de dezembro de 2024, Agência Kyodo – A BBC divulgou nesta terça-feira (3) sua lista anual das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo em 2024, incluindo duas japonesas: a comediante Naomi Watanabe e a ativista Yumi Suzuki.
Naomi Watanabe, descrita pela BBC como “uma das influenciadoras mais famosas do Japão”, é reconhecida por quebrar barreiras na comédia japonesa dominada por homens. Ela se destacou como protagonista feminina e criadora de programas de esquetes de sucesso. Atualmente residindo nos Estados Unidos, Watanabe também é creditada por ajudar a mudar os estereótipos corporais no Japão, inclusive lançando uma marca de roupas plus-size.
Yumi Suzuki, por sua vez, é uma das autoras de um processo contra o governo japonês por esterilizações forçadas realizadas sob a antiga Lei de Proteção Eugênica. Nascida com paralisia cerebral, Suzuki sofreu discriminação desde jovem e foi submetida a uma cirurgia de esterilização aos 12 anos. Após anos de batalhas judiciais, ela conquistou uma decisão histórica da Suprema Corte em julho, que ordenou ao governo compensar as vítimas de esterilizações forçadas.
A lista da BBC também inclui a estrela do atletismo americano Allyson Felix, vencedora de 11 medalhas olímpicas, e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Nadia Murad. Murad, uma ativista de direitos humanos, denunciou ao mundo as atrocidades sexuais cometidas por militantes do Estado Islâmico contra mulheres da minoria yazidi no Iraque.
Esta seleção destaca mulheres que, através de sua resiliência, estão impulsionando mudanças em suas comunidades e no mundo, enfrentando desafios como conflitos mortais, crises humanitárias e polarização social.
- Polícia do Japão recolhe “brinquedo” que dispara munição real - 24 de dezembro de 2025 10:47 pm
- Japão testará extração de lama rica em terras raras - 24 de dezembro de 2025 8:33 am
- Templo no Japão faz limpeza anual de estátuas budistas - 24 de dezembro de 2025 7:08 am
















