18 C
Kóka
sábado, 26 abril, 2025 1:02: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Biden deve barrar compra da US Steel pela Nippon Steel

ecisão de Biden visa bloquear aquisição da US Steel por empresa japonesa por motivos de segurança nacional.

Tóquio, Japão, 12 de dezembro de 2024 (Bloomberg) — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja bloquear formalmente a aquisição da US Steel pela japonesa Nippon Steel. A decisão está relacionada a preocupações de segurança nacional, de acordo com fontes citadas por veículos de imprensa norte-americanos.

O Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês) deve encaminhar o caso para análise presidencial até o dia 23 de dezembro. Questionada na terça-feira (10), a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou não ter novas informações sobre o caso.

A Nippon Steel anunciou um acordo para adquirir a US Steel há cerca de um ano, mas o negócio enfrenta resistência significativa, incluindo a oposição de sindicatos do setor siderúrgico nos EUA.

Em comunicado, a empresa japonesa reiterou que a parceria com a US Steel é a melhor solução para garantir o futuro da companhia americana. A Nippon Steel também afirmou confiar no sistema jurídico dos EUA e disse que continuará trabalhando com a US Steel para alcançar uma conclusão justa.

A siderúrgica japonesa anunciou ainda, nesta quarta-feira (11), que planeja conceder um bônus único de 5 mil dólares a cada funcionário da US Steel após a conclusão da aquisição, totalizando 100 milhões de dólares. Segundo a empresa, essa medida busca abordar preocupações de sindicatos e autoridades de que os trabalhadores frequentemente não são recompensados pela valorização gerada para os acionistas em casos de fusão.

A compra da US Steel pela Nippon Steel é vista como um movimento estratégico para fortalecer a competitividade global da indústria siderúrgica, mas enfrenta desafios políticos e trabalhistas significativos nos Estados Unidos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img