0.3 C
Kóka
quinta-feira, 13 fevereiro, 2025 4:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Advogado de Yoon diz que presidente não deve comparecer a interrogatório

Presidente da Coreia do Sul é investigado por insurreição e abuso de poder.

Seul, Coreia do Sul, 25 de dezembro de 2024 (NHK) — O advogado do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol afirmou nesta terça-feira (24) que é improvável que o chefe de Estado compareça ao interrogatório marcado para quarta-feira (25), conforme solicitado por uma equipe conjunta de investigação. A investigação, que envolve autoridades policiais, busca interrogar Yoon em relação a acusações de insurreição e abuso de poder.

O advogado, que tem 40 anos de relacionamento com Yoon e está envolvido na seleção da equipe de defesa do presidente, explicou que o motivo para a provável ausência do presidente seria o não cumprimento de certas condições necessárias para o interrogatório.

Além disso, o advogado destacou que Yoon prioriza os processos no Tribunal Constitucional, que devem começar na sexta-feira (27). O tribunal está avaliando um possível processo de impeachment contra o presidente.

Vale ressaltar que Yoon já havia ignorado a primeira convocação do time de investigação, que ocorreu em 18 de dezembro, quando foi solicitado a comparecer para questionamento.

A equipe de investigação afirmou que, caso Yoon não compareça novamente, considerará solicitar um mandado judicial para detê-lo. O caso segue gerando repercussão na mídia local e entre especialistas em direito constitucional.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img