Kyiv, Ucrânia, 2 de novembro de 2024 (Reuters) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirmou que seu país recebeu apenas 10% da ajuda aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, destacando a importância fundamental desse apoio militar para enfrentar a invasão russa.
Os Estados Unidos, maior aliado da Ucrânia, anunciaram um pacote de ajuda de 60,8 bilhões de dólares em abril, visando fortalecer a capacidade defensiva ucraniana. Durante uma coletiva de imprensa, Zelenskyy expressou frustração com a situação, afirmando que depender apenas de 10% do pacote é “não é engraçado”. Ele enfatizou que a Ucrânia havia planejado suas ações militares com base na assistência prometida.
O presidente ucraniano apelou aos Estados Unidos e a outras nações para que forneçam rapidamente a ajuda militar necessária, alertando que a Ucrânia não conseguirá manter suas linhas de defesa sem ações concretas. “Se um país faz uma promessa, deve cumpri-la”, afirmou, sublinhando a urgência da situação enfrentada por seu país em meio ao conflito.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am

