Kyiv, Ucrânia, 4 de novembro de 2024 (NHK) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia utilizou mais de 2.000 drones para atacar a Ucrânia no último mês de outubro. Zelensky pediu à comunidade internacional que intensifique as sanções contra Moscou, visando impedir a produção de novos drones.
De acordo com as autoridades ucranianas, destroços de drones interceptados caíram em seis distritos da capital, Kyiv, no sábado (2), provocando incêndios e danificando janelas de diversos complexos residenciais.
Em um discurso televisionado, Zelensky destacou que os ataques de drones ocorreram literalmente todos os dias de outubro. Ele apontou que o volume de drones usados pela Rússia indica que mais de 170 mil componentes, que deveriam ter sua exportação bloqueada, foram fornecidos ao país.
Zelensky enfatizou a necessidade de um controle global mais rígido sobre a exportação de componentes e recursos especializados. Observadores indicam que o uso contínuo de drones pode ser uma estratégia militar russa para pressionar a população ucraniana com ataques incessantes.
A Ucrânia vem solicitando ao Ocidente a liberação de armas de maior alcance para que Kyiv possa atingir bases militares dentro do território russo, com o objetivo de neutralizar futuras ofensivas de drones.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am