Flores, Indonésia – 8 de novembro de 2024 – Agência Antara. O Monte Lewotobi Laki-laki, situado na ilha de Flores, na Indonésia, entrou novamente em erupção, expelindo uma coluna de cinzas a mais de 8.000 metros de altura. Segundo as autoridades locais, não foram registradas vítimas até o momento, e não há risco de tsunami associado ao fenômeno.
De acordo com o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia, a erupção ocorreu na última quinta-feira (7) e representa a mais recente atividade do vulcão, que vem registrando erupções frequentes desde o domingo (3).
O Monte Lewotobi Laki-laki afeta diretamente a população local: mais de 10 mil pessoas vivem nas áreas próximas ao vulcão. As erupções recentes deixaram um saldo de nove mortes, mais de 60 feridos e obrigaram a evacuação de aproximadamente 4.000 moradores.
As autoridades locais já haviam elevado o nível de alerta para o mais alto antes da erupção de quinta-feira (7) e estabeleceram uma zona de exclusão de 7 quilômetros ao redor da cratera para garantir a segurança da população. Em janeiro deste ano, o mesmo vulcão já havia entrado em atividade, resultando na evacuação de cerca de 6.500 residentes.
Os serviços de emergência permanecem em alerta, monitorando de perto a atividade vulcânica e prestando suporte às famílias que necessitam de abrigo e assistência na região afetada.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm