Hanói, Vietnã, 2 de novembro de 2024 (Kyodo News) – O Vietnã manifestou sua preocupação com as informações que indicam que a China está construindo um sistema de radar em uma das ilhas do disputado Mar do Sul da China. Doan Khac Viet, porta-voz adjunto do ministério das Relações Exteriores vietnamita, afirmou na quinta-feira (1) que “o Vietnã está profundamente preocupado com essa informação e se opõe veementemente a todas as ações que violam a soberania do Vietnã sobre as Ilhas Paracel.”
Um relatório do think tank Chatham House, com sede em Londres, aponta que a China está desenvolvendo infraestrutura de radar na ilha Triton, localizada no arquipélago das Paracels, que é reivindicado pelo Vietnã, mas controlado pela China. O estudo ressalta que os novos equipamentos “aumentariam significativamente” as capacidades de vigilância da China, já que teriam a capacidade de detectar aeronaves stealth.
As tensões entre os dois países aumentaram recentemente nas proximidades das Ilhas Paracel. O Vietnã apresentou uma queixa formal à China após um incidente em setembro, onde um barco de pesca vietnamita foi atacado por autoridades chinesas, resultando em ferimentos na tripulação. O governo vietnamita continua a buscar formas diplomáticas de resolver a situação, enquanto a comunidade internacional observa de perto o desenrolar dos eventos no Mar do Sul da China, uma das rotas marítimas mais disputadas do mundo.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am