Seul, Coreia do Sul, 28 de novembro de 2024 (Japan Standard Time), Reuters – O ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, se reuniu com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e outros oficiais de alto escalão da Coreia do Sul para discutir a crescente ameaça das tropas norte-coreanas e a cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte.
Umerov esteve em Seul nesta quarta-feira (28) e, durante o encontro, Yoon expressou sua expectativa de que ambos os países adotem medidas práticas para lidar com o cenário militar. Além disso, o ministro ucraniano se encontrou separadamente com o conselheiro de segurança nacional, Shin Won-sik, e o ministro da Defesa, Kim Yong-hyun.
Segundo informações divulgadas pelo governo sul-coreano, os dois lados concordaram em continuar o compartilhamento de informações sobre os movimentos das tropas norte-coreanas, assim como sobre as transferências de armas e tecnologia militar entre Moscou e Pyongyang.
Após a reunião, Umerov afirmou em sua conta no Telegram que informou os líderes sul-coreanos de que 12 mil soldados norte-coreanos se juntaram às forças armadas russas, além de estarem apoiando ativamente os ataques da Rússia à infraestrutura energética da Ucrânia. Ele alertou que essas ações representam uma grave ameaça à segurança da Coreia do Sul, pois os soldados norte-coreanos estão adquirindo experiência em combate.
Umerov também mencionou que discutiu com os sul-coreanos medidas conjuntas para fortalecer a segurança e a estabilidade na região. A cooperação entre os dois países visa reforçar a vigilância e a preparação contra as ações militares de Pyongyang, que têm aumentado nos últimos meses.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















