Washington, Estados Unidos, 10 de novembro de 2024, Agência de Notícias Associated Press – A vitória projetada de Donald Trump no Arizona contra a candidata democrata Kamala Harris consolidou seu triunfo nas eleições de 5 de novembro, garantindo-lhe uma ampla margem de vitória. Com este resultado, Trump conquistou todos os sete estados-chave, além dos estados onde sua vitória já era prevista.
A ABC News projetou no sábado (9) que o presidente eleito Trump vencerá no estado do oeste americano, o último a reportar seus resultados. Com a vitória no Arizona, Trump alcançou 312 delegados no Colégio Eleitoral, bem acima dos 270 necessários para vencer, contra 226 de Harris.
Segundo a agência de notícias AP, Trump obteve 74.644.300 votos, enquanto Harris recebeu 70.910.573 votos, conforme contagem realizada até a noite de sábado. Se esses números se confirmarem, será a primeira vez em 20 anos que os votos populares para um candidato presidencial republicano superarão os de seu rival democrata.
A mídia americana atribui a vitória de Trump à sua campanha focada em questões de inflação e imigração, temas que têm frustrado muitos eleitores no país. Nas eleições para o Congresso, realizadas simultaneamente em 5 de novembro, os republicanos estão prestes a retomar a maioria no Senado.
A atenção agora se volta para a possibilidade de os republicanos manterem sua maioria na Câmara dos Representantes, o que completaria uma “onda vermelha” na presidência e em ambas as casas do Congresso. Este cenário político promete mudanças significativas na direção do país para os próximos quatro anos.
- Rússia intensifica ataques a rede de energia elétrica na Ucrânia - 10 de novembro de 2025 8:56 am
- Supertufão Fung-wong atinge Luzon nas Filipinas e causa evacuações - 10 de novembro de 2025 8:21 am
- Ballet brasileiro encanta Shiga com Alice no País das Maravilhas - 10 de novembro de 2025 5:00 am
















