Fukushima, Japão, 1 de novembro de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO), operadora da danificada usina nuclear Fukushima Daiichi, divulgou um vídeo mostrando um dispositivo de recuperação agarrando detritos nucleares no recipiente de contenção do reator número 2.
Na segunda-feira (28), a TEPCO reiniciou seus testes para a remoção de detritos nucleares do reator, um processo que havia sido suspenso por cerca de um mês e meio devido a problemas com as câmeras acopladas ao dispositivo de recuperação.
Segundo a TEPCO, uma ferramenta de agarrar no extremo do dispositivo conseguiu coletar alguns dos detritos, estimados em cerca de cinco milímetros, na quarta-feira (30). O vídeo mostra a ferramenta se aproximando dos detritos escuros, que apresentam buracos e projeções em sua superfície. A ferramenta é vista segurando cuidadosamente um pequeno pedaço de detrito.
A TEPCO informou que a ponta do dispositivo foi recolocada em um tubo que leva ao exterior na quinta-feira (31). A empresa planeja remover o dispositivo da câmara de contenção até sexta-feira (1), e pretende medir o nível de radiação da amostra coletada para confirmar que a leitura está abaixo de um certo nível. Em seguida, a amostra será colocada em um recipiente dedicado e transportada para uma instalação de análise.
A remoção de detritos nucleares é considerada a etapa mais desafiadora no descomissionamento da usina Fukushima Daiichi. Se a atual tentativa for bem-sucedida, será a primeira vez que detritos são recuperados na usina desde os derretimentos de 2011.
- Eleições na Moldova ocorrem com calma e alta participação apesar da campanha de desinformação por parte da Rússia - 29 de setembro de 2025 12:10 am
- Rússia lança ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia - 29 de setembro de 2025 12:08 am
- Paciente relata avanços com terapia de células-tronco no Japão - 29 de setembro de 2025 12:06 am