Tóquio, Japão, 28 de novembro de 2024 (Reuters) – O crescente impulso pela inteligência artificial (IA) tem impulsionado empresas de tecnologia a buscar soluções inovadoras, principalmente para lidar com a questão da velocidade, essencial para o bom desempenho da IA. Nesse cenário, a gigante japonesa de telecomunicações SoftBank e a norte-americana Nvidia estão desenvolvendo um sistema de processamento de dados que se utiliza de estações-base de celular para melhorar a eficiência.
Em vez de depender de centros de dados distantes, a proposta é instalar chips de IA diretamente nas estações-base de telefonia, o que permitirá uma redução significativa na latência e um processamento mais rápido de informações para o usuário final. Soma Velayutham, gerente geral de IA e telecomunicações da Nvidia, destacou que “ao aproximar o computador dos clientes, possibilita-se novos casos de uso, como baixa latência e dados mais seguros, mais próximos dos consumidores.”
O foco da colaboração entre as duas empresas inclui, entre outras inovações, o aprimoramento da tecnologia de carros autônomos. Em um teste atual, as estações-base equipadas com IA estão fornecendo instruções para ajudar veículos a parar ou mudar de rota com maior precisão.
Junichi Miyakawa, presidente e CEO da SoftBank, afirmou que, caso o sistema se prove eficaz no Japão, a empresa pretende torná-lo um modelo a ser exportado globalmente. “Se conseguirmos provar a eficácia do que estamos fazendo aqui, queremos transformar isso em um modelo para exportar a tecnologia”, disse Miyakawa.
Enquanto isso, a NTT, outra gigante japonesa de telecomunicações, também está investindo no desenvolvimento de sistemas que conectem centros de dados por meio de redes ópticas de alta velocidade da próxima geração, reforçando o foco do país em inovação tecnológica e na aceleração da IA.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm