3.7 C
Kóka
domingo, 8 dezembro, 2024 4:02: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Presidente da Kyodo News pede desculpas por erro sobre visita a Yasukuni

Kyodo News se retrata após falsa informação sobre visita de parlamentar ao Santuário Yasukuni, causando mal-entendido diplomático.

Tóquio, Japão, 27 de novembro de 2024, Kyodo News — O presidente da Kyodo News, Mizutani Toru, pediu desculpas ao Ministério das Relações Exteriores do Japão após a agência ter corrigido uma reportagem que erroneamente afirmou que uma parlamentar havia visitado o Santuário Yasukuni, em Tóquio. O erro gerou um mal-entendido diplomático, afetando as relações entre o Japão e a Coreia do Sul.

Mizutani se encontrou com o vice-ministro das Relações Exteriores, Okano Masataka, na terça-feira (26), expressando seu arrependimento pelo impacto causado pela falsa informação, especialmente no que se refere a uma cerimônia realizada no domingo (24) em um local da UNESCO, onde coreanos trabalharam durante a Segunda Guerra Mundial. A confusão gerada pela reportagem foi lamentada, dado o contexto delicado da memória histórica entre Japão e Coreia do Sul.

O presidente da Kyodo também se desculpou pessoalmente junto à vice-ministra parlamentar das Relações Exteriores, Ikuina Akiko, além de outros envolvidos tanto no Japão quanto na Coreia do Sul. Mizutani afirmou que a agência levaria o incidente a sério, investigando a causa do erro e implementando medidas para evitar que situações semelhantes se repetissem.

O vice-ministro Okano expressou que o incidente foi extremamente lamentável, reconhecendo o dano causado pela divulgação de uma informação sem fundamento. O Santuário Yasukuni, que homenageia os mortos da guerra do Japão, inclui figuras controversas, incluindo líderes condenados por crimes de guerra após a Segunda Guerra Mundial, e suas visitas frequentemente geram críticas internacionais.

A Kyodo News inicialmente noticiou que a parlamentar Ikuina havia visitado o santuário em 2022, mas, após a correção, esclareceu que ela não esteve lá, e que a reportagem foi um erro. Como resultado, uma delegação da Coreia do Sul decidiu boicotar a cerimônia de memória, com a mídia sul-coreana relatando que a decisão foi influenciada pela presença de Ikuina no evento.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img