Ena, província de Gifu, Japão, 26 de novembro de 2024 (Kyodo News) – Os organizadores do Rally Japão foram multados em 150 mil euros, aproximadamente 24 milhões de ienes, após um incidente que comprometeu a segurança de uma etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC) no último sábado (23).
O incidente ocorreu na cidade de Ena, na província de Gifu, quando um veículo não autorizado invadiu a pista pouco antes do início de uma prova. A etapa, que fazia parte da competição realizada em vias públicas e outros locais nas províncias de Aichi e Gifu, precisou ser cancelada. Felizmente, ninguém ficou ferido.
De acordo com os organizadores, o motorista do veículo foi informado das restrições de trânsito impostas pela corrida, mas, mesmo assim, iniciou a marcha e entrou no percurso.
Após a investigação, os comissários do WRC determinaram a multa, citando falhas nas medidas de segurança, incluindo a ausência de barreiras físicas que pudessem impedir a invasão. Além disso, criticaram a falta de ação imediata dos fiscais de pista, que não relataram prontamente o incidente às autoridades de controle do evento.
Do total da multa, 100 mil euros ficarão suspensos, desde que os organizadores realizem um curso de treinamento para fiscais de pista, em parceria com a Federação Internacional de Automobilismo e outras entidades.
Os organizadores também anunciaram que irão apresentar um relatório à polícia local sobre a invasão do veículo à pista. O caso ressalta a importância de medidas de segurança rigorosas para evitar riscos tanto para os competidores quanto para o público.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm