Nova Iorque, Estados Unidos, 15 de novembro de 2024 (Kyodo News) – A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade uma resolução proposta pelo governo japonês que visa fortalecer o voluntariado global e promover a inclusão para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desde que declarou 2001 como o Ano Internacional dos Voluntários, a ONU vem adotando, a cada três anos, uma resolução que incentiva a comunidade internacional a apoiar o voluntariado. Este ano, o Japão, em parceria com outros países, apresentou a resolução intitulada “Fortalecimento do voluntariado para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sem deixar ninguém para trás”, destacando a importância de derrubar barreiras que limitam a participação no voluntariado.
O texto enfatiza a necessidade de garantir a inclusão de jovens, que desempenham um papel central no voluntariado, assim como de pessoas idosas e com deficiência. Para o vice-representante permanente do Japão na ONU, Mikanagi Tomohiro, os novos elementos incorporados nesta resolução são essenciais para tornar o voluntariado mais acessível e inclusivo para todos os indivíduos.
A iniciativa também reforça o papel do voluntariado como uma ferramenta fundamental na promoção da paz, do desenvolvimento social e da resiliência comunitária. A proposta teve amplo apoio dos Estados-membros, refletindo o compromisso global com a solidariedade e a inclusão, elementos centrais para o cumprimento dos ODS até 2030.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am