Tóquio, Japão, 16 de novembro de 2024 (NHK) – Japoneses de diversas regiões estão se reunindo na residência da Princesa Mikasa, em Minato, Tóquio, para prestar suas últimas homenagens. A princesa, cujo nome de batismo era Yuriko, faleceu na manhã de sexta-feira (15), aos 101 anos, devido à idade avançada. Ela era viúva do Príncipe Mikasa, irmão mais novo do falecido Imperador Showa.
A Agência da Casa Imperial abriu a residência ao público neste sábado (16) para que visitantes pudessem assinar os livros de condolências. Desde cedo, pessoas se reuniram em frente aos portões, sendo recebidas e guiadas pelos oficiais da agência para registrar suas mensagens.
Entre os presentes, estava Mizuno Kayano, ex-líder do Clube Feminino Japão-América. Kayano relembrou a elegância e o respeito que a princesa demonstrava, destacando o apoio que a organização recebeu dela. “Ela era uma pessoa linda e admirável. Estou profundamente triste, pois havia enviado recentemente uma carta desejando sua recuperação”, comentou.
Outra visitante, Fujioka Ekou, mencionou as conexões de seus pais com a princesa. Ela enfatizou a dignidade e a bondade que marcaram a conduta de Mikasa ao longo de sua vida. “Vim expressar minha gratidão por toda a dedicação e gentileza que ela teve com a sociedade”, disse.
Os livros de condolências estarão disponíveis diariamente das 9h às 19h, por um período ainda a ser definido. Os visitantes podem acessar a entrada a pé pelo portão sul. A homenagem reflete o respeito e a admiração que a Princesa Mikasa conquistou ao longo de sua vida, dedicando-se a causas sociais e à representação da Família Imperial.
- Irã afirma estar pronto para retomar negociações nucleares - 1 de fevereiro de 2026 1:07 am
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 1 de fevereiro de 2026 1:02 am
- Viagens entre Japão e Coreia do Sul batem recorde em 2025 - 1 de fevereiro de 2026 12:58 am
















