Lima, Peru, 16 de novembro de 2024 (Kyodo) – O Japão anunciou oficialmente sua candidatura para sediar a Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em 2031. A declaração foi feita pelo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, durante a participação do país na cúpula deste ano, que teve início nesta sexta-feira (15) na capital peruana, Lima.
Ishiba ressaltou que a proposta de candidatura do Japão reflete o compromisso do país com o crescimento sustentável e a prosperidade da região Ásia-Pacífico. O líder japonês destacou que o país continuará a contribuir para a estabilidade econômica regional por meio de investimentos justos e transparentes, promoção de infraestrutura de alta qualidade e a melhoria da condição econômica das mulheres.
A APEC é um fórum de diálogo econômico que reúne as principais economias da região. O Japão já teve a honra de presidir a cúpula da APEC duas vezes, sendo a mais recente em 2010. Este ano, a cúpula de Lima conta com a presença de líderes importantes, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping.
Com a candidatura de 2031, o Japão reforça seu papel como ator central no cenário econômico do Pacífico, reafirmando sua liderança em iniciativas para o desenvolvimento regional.
- Dri Vallejo relembra carreira no Sons do Brasil 529 - 16 de junho de 2025 9:42 am
- Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka com música brasileira, cultura, diversidade e sustentabilidade - 16 de junho de 2025 8:24 am
- Índia cria comitê para apurar queda de avião da Air India - 16 de junho de 2025 8:03 am