Tóquio, Japão, 11 de novembro de 2024, Agência de Notícias Kyodo – O Japão registrou um superávit recorde em conta corrente para o primeiro semestre do ano fiscal iniciado em abril, impulsionado pelo aumento nos retornos de investimentos no exterior. Segundo o Ministério das Finanças, o superávit em conta corrente para o período de abril a setembro atingiu mais de 15,8 trilhões de ienes, equivalente a mais de 100 bilhões de dólares.
Este valor representa um aumento de 1,7 trilhão de ienes (mais de 11 bilhões de dólares) em relação ao ano anterior, marcando o nível mais alto para um semestre fiscal desde que dados comparáveis começaram a ser coletados em 1985. A conta corrente reflete os ganhos de um país provenientes de comércio e investimentos com o resto do mundo.
A conta de renda primária também registrou um recorde para o semestre fiscal, alcançando mais de 22 trilhões de ienes (cerca de 144 bilhões de dólares). As empresas japonesas receberam maiores dividendos e pagamentos de juros, beneficiando-se do iene fraco e das taxas de juros mais altas nos Estados Unidos e em outros países.
Entretanto, a balança comercial apresentou um déficit de 2,4 trilhões de ienes (mais de 15 bilhões de dólares), devido ao aumento nas importações de computadores e produtos farmacêuticos.
Apenas em setembro, o superávit em conta corrente foi de 1,7 trilhão de ienes (mais de 11 bilhões de dólares), marcando o 20º mês consecutivo de superávit. No entanto, este valor representa uma queda de 8 bilhões de dólares em relação ao ano anterior.
Estes resultados destacam a resiliência da economia japonesa em um cenário global desafiador, embora também apontem para desafios contínuos no equilíbrio da balança comercial do país.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am

