Tóquio, Japão, 4 de novembro de 2024 (NHK) – O Japão firmará um acordo para intensificar a cooperação com a Polônia no setor de energia, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e promover o uso de fontes renováveis no país europeu, membro da União Europeia.
Autoridades japonesas, incluindo o vice-ministro parlamentar do Ministério da Economia e Indústria, estão programadas para visitar a Polônia na próxima semana a fim de discutir o plano de cooperação. Fontes próximas ao governo afirmam que ambos os países concordaram em avançar na colaboração, especialmente nos campos da energia nuclear e renovável, para apoiar os esforços de descarbonização da Polônia.
O Japão se compromete a compartilhar sua tecnologia de utilização de amônia como combustível em usinas a carvão, uma solução que não emite dióxido de carbono ao ser queimada. O país asiático também estuda a possibilidade de envolver empresas japonesas na construção de usinas nucleares em território polonês.
Atualmente, a Polônia depende do carvão para cerca de 70% de sua matriz energética, o que torna urgente a busca por alternativas mais limpas. Varsóvia está particularmente interessada em acelerar seus esforços de descarbonização com a ajuda das tecnologias avançadas do Japão, visando modernizar seu setor energético.
Para o Japão, a parceria representa uma oportunidade de expandir investimentos e negócios na Polônia, um país que apresenta um dos maiores índices de crescimento econômico da União Europeia.
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am
















