Pequim, China, 4 de novembro de 2024 (NHK) – O chefe de segurança nacional do Japão, Akiba Takeo, encontra-se em Pequim para dialogar com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, sobre o recente envio de tropas norte-coreanas para apoiar a Rússia no conflito contra a Ucrânia. A reunião entre os representantes está prevista para ocorrer nesta segunda-feira (4).
Fontes indicam que Akiba e Wang irão discutir o impacto que essa movimentação militar de Pyongyang pode causar na estabilidade do Leste Asiático, além de explorar possíveis respostas diplomáticas e de segurança para lidar com a situação. A preocupação crescente com a aliança militar entre Coreia do Norte e Rússia é vista com apreensão pelo Japão, que avalia como isso pode afetar diretamente a segurança regional.
Na última sexta-feira (1), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que a China não pretende interferir nas relações entre Coreia do Norte e Rússia, ressaltando que ambas são nações soberanas e possuem o direito de decidir autonomamente sobre suas alianças.
Diplomatas em Pequim comentam que o governo japonês vê importância em manter um diálogo contínuo com a China para avaliar a evolução dessas alianças militares no contexto da segurança asiática. Espera-se que Akiba e Wang aproveitem a oportunidade para discutir uma possível cúpula entre os líderes do Japão e da China, na tentativa de reforçar o entendimento bilateral em questões sensíveis.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am