28 C
Kóka
quinta-feira, 19 junho, 2025 6:38: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ishiba promete esforços para cúpula com Coreia do Norte

Primeiro-ministro japonês busca retorno de cidadãos sequestrados

Tóquio, Japão, 24 de novembro de 2024, Kyodo News – O primeiro-ministro japonês Ishiba Shigeru enfatizou seu compromisso em liderar esforços para realizar uma cúpula com a Coreia do Norte, visando o retorno imediato de cidadãos japoneses sequestrados por agentes norte-coreanos há décadas.

Durante um evento em Tóquio organizado por familiares dos sequestrados e apoiadores, que contou com cerca de 800 participantes, Ishiba declarou que os sequestros foram uma violação da soberania nacional. Ele prometeu que o governo enfrentará a questão com firme determinação para garantir o retorno de todos os sequestrados.

O primeiro-ministro reconheceu que a situação está se tornando mais complexa devido à crescente desconfiança mútua entre os dois países. Ishiba destacou a importância de retornar às bases da Declaração de Pyongyang de 2002 entre Japão e Coreia do Norte, buscando realizar o que foi declarado há 22 anos “de uma perspectiva ampla”.

“Não ajuda criticar alguém sem realmente encontrá-lo”, afirmou Ishiba, acrescentando que “a história mostra que ações baseadas em decisões estratégicas dos líderes movem os tempos”.

Yokota Takuya, líder de um grupo de familiares dos sequestrados, também discursou no evento. Sua irmã, Megumi, foi sequestrada quando era estudante do primeiro ano do ensino médio. Yokota expressou esperança de que o governo japonês esteja ciente de que o tempo está se esgotando, já que muitos pais que aguardavam o retorno de seus entes queridos já faleceram.

O governo japonês afirma que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 1970 e 1980. Cinco foram repatriados em 2002, mas os outros 12 permanecem desaparecidos.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img